Hospital do Coração realiza campanha de prevenção ao AVC

O Hospital do Coração de Mato Grosso do Sul marcou a Semana Mundial do AVC, de 24 a 31 de outubro, com uma intensa campanha preventiva à segunda maior causa de morte no mundo. As ações envolveram a conscientização do público no Pátio Central Shopping, a realização de um Simpósio, dia de ginástica no Belmar Fidalgo, para fixar na população hábitos de vida mais saudáveis, e muito mais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada seis pessoas terá o problema ao longo da vida. Por isso, tanto a prevenção quanto o tratamento são tão importantes. “A prevenção pode evitar 90% dos casos e o reconhecimento dos sinais de alerta do AVC. Já o rápido tratamento de urgência em um centro de AVC diminui a chance de sequelas. A nossa campanha foi de extrema importância para essa conscientização”, explica a neurologista Rebeca Gigante, que fez parte da organização da campanha em Campo Grande.

Entre as ações da campanha em 2018, o Hospital do Coração promoveu:

  • A iluminação do relógio da avenida Calógeras e da fachada do Hospital do Coração de azul, cor que simboliza a campanha;
  • Simpósio sobre AVC para profissionais da saúde;
  • Mobilizações com serviços para a população;
  • E o I Encontro de Pacientes, familiares e cuidadores de pessoas com AVC.

Os desdobramentos da campanha foram muito importantes para o combate à doença no estado.  I Encontro de Pacientes, Familiares e Cuidadores de Pessoas com AVC teve como consequência a criação de um grupo de apoio. O Hospital do Coração sagrou-se como um centro de referência no tratamento ao AVC no estado, contando tanto com estrutura quanto com equipe especializada no atendimento da doença. Prova disso é que, durante a campanha, foi inaugurada a primeira unidade especializada em AVC no Estado.