Quem quer fazer check-up?

Normalmente você não sai de casa espontaneamente para fazer um check-up. Mas a partir dos 40 anos, mesmo sem nenhum tipo de sintomas, homens e mulheres devem procurar uma clínica especializada para fazer uma avaliação geral sobre o estado de saúde. Os benefícios são muitos, mas, como você verá a seguir, o maior deles será prevenir alguma doença potencialmente mais grave.

HISTÓRICO FAMILIAR? PROCURE UM MÉDICO ANTES DOS 40

Se você tiver histórico familiar de doenças cardiovasculares ou câncer pode (e deve!) procurar um médico para investigar o problema, mesmo antes dos 40 anos. Quanto antes iniciar o tratamento e acompanhamento, melhor.

SINTOMAS QUE PREOCUPAM?

Se você apresentar perda de peso, falta de ar, sangramentos, arritmia, fraqueza e tontura também deve investigar as causas em um check-up.

O CHECK-UP É RÁPIDO?

A resposta é sim. Você pode concentrar todos os exames em um dia só. É claro que pode planejar um check-up separadamente, mas isso pode levar mais tempo, semanas para fazer. Uma investigação completa por um grupo de especialistas pode ser feita em apenas uma manhã.

“Um check-up executivo é muito rápido, uma investigação completa por um grupo de especialistas pode ser realizada em apenas uma manhã.” – DESTAQUE

O QUE VOCÊ VAI FAZER NUM CHECK-UP?
Num check-up você é submetido a uma rotina de exames de sangue, ultrassonografia de abdome total (o que detecta doenças em fígado, próstata, bexiga, tumores etc). Se é fumante, faz também raio-X de tórax, além da parte cardiovascular, que necessita de exames adicionais especiais, como o teste de esforço ou ergométrico e o ultrassom de carótida. Também pode-se recorrer a outros mais especializados em relação a endoscopia digestiva ou colonoscopia quando quer fazer algo específico de doenças digestivas.

QUANTO MAIS CEDO, MELHOR

Quanto mais cedo se descobre qualquer doença, mais chances você tem de se curar e prevenir qualquer enfermidade.