HCMS vai renovar Certificação ONA

Você sabia que o Hospital do Coração de Mato Grosso do Sul (HCMS) foi o primeiro a obter a Certificação ONA e que, a cada quatro meses realiza uma recertificação? O hospital recebeu a acreditação em 2012 e já está no nível dois de três possíveis. Recentemente, o hospital recebeu a visita de auditores para renovar a certificação, que deverá ser renovada em outubro.

Com a Certificação ONA, a margem de erro dos procedimentos e serviços médicos é minimizada ao extremo. “Nos mobilizamos para conquistar a certificação hospitalar para aumentar a segurança do paciente, para que nada de mal ocorra com ele”, explica a sócia-proprietária do HCMS, Renata de Rezende Kroetz.

A Certificação ONA é como uma ISO e serve para aumentar o nível de organização de um hospital. Com isso, reduz-se as possibilidades de erros hospitalares, como exames equivocados, medicamentos fora do horário ou um procedimento que não tenha a ver com o problema de saúde do paciente, por exemplo.

De acordo com Renata, as regras da certificação precisam ser adotadas por todos os funcionários, 530 no total, e corpo clínico, que conta atualmente com 100 médicos.

 

 

O que é a acreditação hospitalar?

 

É uma certificação de qualidade, como a ISO, por exemplo, mas exclusiva para instituições de Saúde. Trata-se de um método de avaliação voluntário, periódico e reservado dos recursos institucionais de cada hospital para garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos.