Hospital do Coração garante segurança aos pacientes

Quando você é internado no Hospital do Coração, pode ficar 100% tranquilo em relação ao seu tratamento. Você não sabe, mas nos bastidores existem uma equipe de farmacêuticos e protocolos postos em prática para que a sua passagem seja a mais segura possível.

Segundo a Farmacêutica Diretora Técnica do Hospital do Coração, Maria Augusta Quilião de Oliveira, a segurança terapêutica do paciente se inicia na admissão e tem prosseguimento em toda a sua trajetória dentro do Hospital do Coração.

Na etapa da entrevista, são levantados o histórico de saúde, alergias e medicamentos que o paciente faz uso contínuo. Isso é para que o paciente não tenha reação aos medicamentos e para que não haja descontinuidade nos medicamentos que o paciente eventualmente utiliza.
Já durante a internação, e diariamente, é avaliado se o paciente está tendo uma melhora de seu quadro.

No Hospital do Coração, 100% das prescrições são avaliadas pela farmácia clínica. “Isso representou uma importante redução no número de eventos adversos, o que se traduz em segurança para o paciente”, explica Maria Augusta.

Por trás desse cuidado todo está a certificação ONA, espécie de ISO do ramo hospitalar. O Hospital do Coração é o único em Mato Grosso do Sul que possui o nível 2. Essa certificação reflete em todos os setores do hospital, o que aumenta imensamente a segurança para o paciente.