O que é implante percutâneo de Válvula Aórtica (TAVI)?
O implante percutâneo de Válvula Aórtica é um procedimento que foi realizado pela 1a vez em 2002 e, desde então, vem evoluindo em termos técnicos do material empregado e das formas de implante, que permitem tratar pacientes com obstrução severa da válvula aórtica que são considerados de alto risco para cirurgia convencional de troca valvar.
O tratamento é realizado com pequenas incisões nas regiões das virilhas (mais comum) com sedação ou anestesia geral. Através dessas incisões chega-se ao coração com um cateter que leva a válvula artificial que substituirá a que se apresenta severamente comprometida. Normalmente o tratamento é realizado em 01 a 02 horas. Requer cerca de 03 a 05 dias de internação hospitalar e retorno às atividades rotineiras do paciente em cerca de 15 dias.
Este tratamento é relativamente novo no Brasil e deve ser realizado por equipe especializada e multidisciplinar, que avaliará a possibilidade e a segurança de ser realizada.
O Hospital do Coração do Mato Grosso do Sul possui equipe estruturada e altamente qualificada, tendo realizado 10 procedimentos. Todos com sucesso.
Consulte seu médico. Ele dirá qual a melhor indicação para você.
Na foto (da esquerda para a direita):
Dr. Salvador Cristovão – Hemodinâmicista e Proctor da Empresa Edwards
Dr. Aston Marques da Silva Júnior – Cardiologista e Hemodinâmicista Intervencionista
Denis Santos – Especialista Clínico da Empresa Edwards
Dr. Mércule Pedro Paulista Cavalcante – Cardiologista e Hemodinâmicista Intervencionista
Dra. Alessandra H. G. de Andrade – Residente da cirurgia cardíaca do Hospital do Coração MS