O coração é um órgão cuja função e bombear sangue para todo o corpo e para o pulmão, onde é para o oxigenado.
Para cumprir a sua função de bomba, é constituído na sua maior parte por músculo especializado, diferente dos demais músculos do corpo. No seu interior existem quatro cavidades, no lado direito, átrio e ventrículo direitos, e no lado esquerdo também átrio e ventrículo esquerdos.
O lado direito do coração recebe o sangue pobre em oxigênio (sangue venoso), vindo das diversas partes do corpo no átrio direito, e dessa câmara o sangue passa para outra câmara direita, o ventrículo direito, que tem a função de bombear o sangue venoso para o pulmão.
Uma vez oxigenado no pulmão o sangue volta ao coração, chegando pelo átrio esquerdo, passando então para o ventrículo esquerdo, e então bombeado para todos os órgãos do corpo.
Como trabalha de forma contínua 24 horas por dias, necessita também de um sistema de vasos, chamados coronárias, para mantê-lo em oxigenado.
Além de músculo o coração tem quatro estruturas chamadas de válvulas cardíacas, que tem por função de permitir que o sangue seja bombeado sempre num sentido, evitando que uma vez bombeado o sangue não retorne. Duas dessas válvulas estão posicionadas entre os átrios e ventrículos, a válvula tricúspide do lado direito e entre o átrio e ventrículo esquerdo a válvula mitral.
As outras duas válvulas ficam nas saídas dos ventrículos. A válvula pulmonar no lado direito e a válvula aórtica entre o ventrículo esquerdo e a artéria aorta.
O coração também possui um sistema de condução elétrica, que controla as batidas do coração.
Dr. Mauro Cosme Gomes de Andrade
Cirurgião Cardiovascular
CRM-MS 1766 RQE 513