Arritmia cardíaca é a mudança do ritmo cardíaco regular do coração.
O número normal de batimentos do coração, quando estamos em repouso, varia de 60 a 100 batimentos por minuto, de forma regular. (Figura 1)
Nas arritmias cardíacas o ritmo não é regular, podendo também os números de batimentos por minuto estarem aumentado, maior do que 100 por minuto, ou diminuídos. (Figura 2)
Os sintomas nos casos de arritmias podem aparecer como palpitação. Pode ser detectado no exame físico, como variação dos batimentos dos pulsos periféricos e na ausculta cardíaca.
Entre os exames que podem analisar a arritmia estão: o eletrocardiograma e o Holter 24 horas. O Holter (vide Holter) é realizado por um aparelho que grava por 24 horas o eletrocardiograma, aumentado a possibilidade de registrar qualquer alteração.
Arritmias com aumento dos batimentos cardíacos, chamamos de taquicardias (figura 2) e com batimentos mais lentos que o normal, chamamos de bradiarritmias (figura 3).
Arritmias podem não significar nenhuma doença ou podemos encontrar arritmias graves que podem levar a morte.
Mantenha consulta regular com seu médico e no caso de sintomas como: desmaio, tontura, falta de ar, dor no peito (angina) ou palpitação persistente, avise o seu médico e procure um serviço de emergência.
Dr. Mauro Cosme Gomes de Andrade
Cirurgião Cardiovascular
CRM-MS 1766 RQE 513