DEFINIÇÃO
A válvula aórtica é uma estrutura que está localizada na saída de sangue do coração, permitindo que o sangue seja distribuído por todo o corpo. O funcionamento normal da válvula aórtica permite o sangue passar do coração para artéria aorta, com o mínimo de resistência, quando o coração está bombeando o sangue para todo o corpo , e não permitindo que durante o relaxamento do coração, para receber nova quantidade de sangue oxigenado do pulmão, esse sangue retorne ao coração novamente.
DOENÇAS
O mau funcionamento da válvula aórtica acontece quando ela não se abre de forma adequada, criando uma resistência maior para o sangue passar do coração para aorta (estenose aórtica), ou quando durante o relaxamento do coração, permite que o sangue volte da aorta para o coração (insuficiência aórtica). Uma mesma válvula aórtica pode ter os dois problemas, estenose e insuficiência aórtica (dupla lesão da válvula aórtica).
EVOLUÇÃO DA DOENÇA
Ambos os maus funcionamentos; estenose e insuficiência aórtica; causarão doenças no coração e outros órgãos, e deverão ser acompanhados por um (a) cardiologista, para evitar que causem doenças do coração (cardiopatias) graves, piorando a qualidade de vida e colocando a vida em risco.
ORIGEM
As doenças da válvula aórtica podem ser de diferentes origens: congênita, quando a criança já nasce com o problema, pode ser causada por uma doença chamada febre reumática, que na maioria aparece em pessoas que tiveram freqüentes infecções de garganta quando jovens, ou ainda pode aparecer por degenerações da válvula na idade mais avançada.
Uma doença grave é a infecção da válvula aórtica (endocardite), aparecendo no exame (ecocardiograma) como nódulos na válvula, formado por colônias de bactérias ou fungos, que são chamados vegetações. A principal apresentação é de febre freqüente, sem sinais evidentes de infecção noutras parte do corpo. Sua gravidade se dá por ser uma infecção que se encontra na corrente sanguínea, podendo causar tanto alterações do funcionamento da válvula, como desprendendo parte das vegetações na corrente sanguínea, indo parar nos diversos órgãos, formando novas lesões, chamadas de abscessos. Quando esses abscessos estão localizados no cérebro, torna o caso mais grave ainda.
A endocardite pode ter sua origem numa infecção em outra parte do corpo, como: infecções urinárias, da pele e da boca, chamando atenção da importância da saúde bucal, principalmente dentes e gengival.
TRATAMENTO
Durante a evolução das lesões da válvula aórtica o tratamento é clínico, com medicamentos prescritos pelo cardiologista, já que essas lesões podem evoluir por anos. Nos casos com endocardite, o tratamento é realizado logo que diagnosticada, com internação do paciente e uso de antibióticos administrados nas veias (via venosa).
Na evolução das doenças da válvula aórtica os casos necessitam de tratamento cirúrgico, nessa ocasião a válvula deve ser substituída por uma prótese valvar aórtica.
Dr. Mauro Cosme Gomes de Andrade
Cirurgião Cardiovascular
CRM-MS 1766 RQE 513