CORONAVIRUS - Hospital do Coração MS
Pensando em esclarecer as suas dúvidas sobre o CORONAVIRUS COVID-19, criamos esta seção aonde todas as perguntas serão respondidas por nossa equipe médica. Envie sua dúvida através do formulário abaixo e te responderemos em breve!

ACOMPANHE ALGUMAS DÚVIDAS ENVIADAS ATRAVÉS DO SITE

1QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS?
Podem variar entre quadros leves (resfriados) e manifestações mais graves. Os pacientes apresentam, principalmente, sintomas respiratórios (tosse e dificuldade para respirar) acompanhados de febre.
2QUEM PODE CONTRAIR A DOENÇA?
Qualquer pessoa pode ser contaminada, uma vez que se trata de um vírus novo.
3COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DO COVID-19?
O diagnóstico é clínico e o médico irá avaliar a necessidade de realizar exames mais específicos de acordo com a gravidade do paciente. O exame é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro) e é encaminhado com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública. Como a grande maioria dos pacientes não terá sintomas que vão além de um estado gripal, o Kit Sorológico para o COVID-19 é guardado para os casos mais graves.
4EXISTE TRATAMENTO OU VACINA PARA CORONAVIRUS?
Não há tratamento específico e ainda não há vacina disponível.
5COMO REDUZIR O RISCO DE INFECÇÃO POR CORONAVÍRUS?
- Evite tocar os olhos, nariz e boca;

- Evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas (p. ex. gripes e resfriados);

- Higienização frequente das mãos, principalmente, após contato direto com pessoas doentes;

- Pessoas com infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta da tosse:

- Cobrir boca e o nariz com um lenço descartável ou usar o antebraço;

- Higienizar as mãos imediatamente após tossir, espirrar ou assoar o nariz;

- Em caso de viagem, procure se informar sobre restrições de devido a epidemia;

- Em caso falta de ar, febre e tosse, durante ou após a viagem, os viajantes devem procurar atendimento médico.
6QUALQUER SABÃO SERVE PARA HIGIENIZAR?
Sim, qualquer sabão pode ser usado independente da marca. O importante é a frequência e o tempo de higienização das mãos que deverá ser de pelo menos 30 segundos. Não se esqueça de lavar também os punhos e os polegares.
7TEM ALGUM RISCO EM ANDAR DE UBER?
Sim, o risco existe como em qualquer outro veículo utilizado por mais de uma pessoa. Alguns cuidados devem ser tomados: não andar com mais de duas pessoas (motorista e passageiro), sentar no banco de trás, utilizar máscaras caseiras (de pano), abrir as janelas para arejar o ambiente e higienizar bem as mãos ao sair, seja com álcool em gel ou água e sabão.
8QUANDO DEVO USAR MÁSCARA?
Use máscaras caseiras (de pano) sempre que sair de casa. É importante que a máscara cubra bem a boca e o nariz (não deixe o nariz de fora da máscara) e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. Elas devem ser higienizadas corretamente e trocadas a cada duas horas, pois quando ficam muito úmidas acabam perdendo a propriedade de conter as gotículas que produzimos ao falar e respirar.
9MÁSCARA DE PANO É UMA BOA OPÇÃO?
Segundo o Ministério da Saúde, diante da pandemia do COVID-19, as máscaras cirúrgicas devem ser usadas apenas pelos profissionais da área da saúde. Atualmente é recomendado o uso das máscaras caseiras (de pano) para a população em geral, no enfrentamento do novo Coronavírus. A sua utilização impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do indivíduo, garantindo uma barreira física e assim diminuindo o risco de contaminação do ambiente.
10ANTIBIÓTICOS AJUDAM NA PREVENÇÃO OU TRATAMENTO DO COVID-19?
Não, atualmente não há tratamento antiviral específico e os antibióticos não são eficazes contra o novo Coronavírus. O tratamento da grande maioria será com medicações sintomáticas, como para diminuir a febre por exemplo. Os casos mais graves terão seu tratamento individualizado pelo médico assistente.
11É PRECISO TER ALGUM CUIDADO ESPECIAL COM AS ROUPAS AO SAIR DE CASA?
Se você mantém contato próximo com muitas pessoas ou realiza atendimento ao público, a recomendação é manter higienização diária de suas roupas ao chegar em casa. Caso você utilize algum uniforme e essa higienização diária não seja possível, é aconselhado manter suas roupas em um saco plástico, separado das outras roupas, para reutilização no dia seguinte. Também é recomendado não entrar em casa com os calçados da rua, retire-os do lado de fora e deixe-os na entrada.
12QUALQUER HOSPITAL PODE RECEBER PACIENTE COM CORONAVÍRUS?
Sim, todos os hospitais que tenham os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e equipes de saúde treinadas podem receber casos suspeitos do novo Coronavírus para a realização de exames e diagnóstico. Já os casos mais graves, que necessitam de internação em um Leito de UTI, serão derivados para hospitais de referência que estão mais preparados para receber este tipo de paciente.
13TOMAR VITAMINAS AJUDA A PREVENIR CONTRA O VÍRUS?
Não, tomar vitaminas não previne contra o Coronavírus. O que ajuda o funcionamento do seu organismo e do seu sistema imunológico é manter hábitos saudáveis como uma alimentação equilibrada com frutas e legumes (que também são fontes de vitaminas), manter atividades físicas regulares e boas horas de sono.
14O CORONAVÍRUS PODE CAUSAR SEQUELAS?
A grande maioria da população que não apresenta sintomas ou que a doença se manifesta apenas como um estado gripal provavelmente não terá sequelas. Como é uma doença nova, nós ainda não temos respostas concretas e teremos de esperar mais estudos.