UNIDADE DE AVC - Hospital do Coração MS
O AVC (acidente vascular cerebral ou derrame) é uma das maiores causas de morte e de incapacidade no Brasil. O tratamento rápido em um Centro especializado diminui muito a chance de sequelas mas o paciente precisa chegar o quanto antes ao Hospital. Por isso, reconhecer os sintomas é fundamental! Os sintomas são: desvio da boca ao sorrir, redução da força e/ou dormência e alteração da fala.

O Hospital do Coração de Mato Grosso do Sul conta com um serviço de emergência 24h (com tomografia) e CTI disponíveis a assistência do AVC agudo. Além disso, tem uma Unidade de AVC (UAVC), o local adequado para internação desse tipo de paciente por ter equipe multiprofissional especializada e rotina de atenção voltada a prevenção de novos episódios de AVC e reabilitação precoce.

A UAVC HCMS é a primeira unidade especializada do Estado e o Hospital do Coração MS conta com protocolo e gerenciador específicos pro AVC isquêmico, que são ferramentas fundamentais pra qualidade da assistência.

Portanto, ao primeiro sinal de sintomas acione o serviço de emergência. O tempo e a qualidade do diagnóstico são fundamentais para o tratamento adequado e menor comprometimento das funções neurológicas (sequelas).